Buscar
  • Vitor Friary

Qual a relação entre os livros de colorir e mindfulness?


Livros de colorir têm se tornado cada vez mais popular e certamente promovem concentração, foco, atenção, relaxamento, distração de processos mentais exaustivos, mas não necessariamente isso significa que a pessoa esteja praticando mindfulness só porque está colorindo algo.

Mindfulness não é uma técnica para se desligar de nada e muito menos de relaxamento. O relaxamento pode ocorrer mas não é um objetivo. Enquanto que o objetivo dos livros de colorir como o Floresta Encantanda ou Jardim Secreto é reduzir estresse através do foco, atenção, concentração. No entanto, o foco e a atenção é apenas um componente das habilidades de mindfulness.

Mindfulness é também para além de foco e atenção, um conjunto de atitudes: abertura, curiosidade, suavidade e gentileza. Portanto a relação de mindfulness com livros de colorir é quase a mesma relação que mindfulness pode ter com toda a experiência ou atividade possível: você pode colorir estando Mindful ou não. Mindfulness é um conjunto de habilidades e inclui a capacidade de estar atento com abertura, suavidade e curiosidade. É uma atenção especial. Se você estiver colorindo com essas atitudes em ação para as experiências dentro e fora de você, incluindo o colorir, então aí sim pode se dizer que você está colorindo com mindfulness. Aprenda Mindfulness www.brasilmindfulness.com


42 visualizações