Quando começamos a colocar em prática os princípios básicos da Atenção Plena, ou mindfulness, criamos uma relação de amizade com o corpo. A vida fica mais leve, alegre, simples e tranquila. Essa mudança de perspectiva da relação que temos com nosso corpo, e aceitá-lo, respeitá-lo, e amá-lo por inteiro, é capaz de liberar em nós um sentimendo de gratidão, por ser amparado por ele dia após dia.
No Mindfulness o objetivo é aprendermos a reduzir a tendência de julgar, maltratar e de dar bronca no corpo. Até mesmo porque isso só faz perpetuar um ciclo negativo de se relacionar com ele.
Praticar atenção ao corpo e suas sensações nas meditações do programa da Atenção Plena é benéfico por inúmeras razões:
1) Para a maioria das pessoas é relativamente fácil se concentrar no próprio corpo. Ao fazer isso, você deixa o seu corpo "feliz".
2) Essa prática do Mindfulness (Atenção Plena) nos ajuda a reatar o contato com o corpo e a entender sua Linguagem.
3) Essa é uma boa maneira de se tratar com carinho. Lembre-se de que você é seu melhor amigo.
4) Ao se voltar ao corpo você se nutre. Você o aprecia como é agora, reconhece que ele nos serve incessantemente e nos sustenta da melhor forma. Ele é nosso lar.
No link abaixo você terá oportunidade de ser guiado em um exercício de mindfulness específico para aumentar a consciência do corpo, e de se conectar com ele com atenção, foco e presença (guiado por Vitor Friary):
Link do Audio/Video no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=LN8qmXfao9Y
Vitor Friary é o professor do Programa de Mindfulness com foco em Bem-Estar e Redução de Estresse do Centro de Mindfulness no Rio de Janeiro.