Buscar
  • Vitor Friary

O Mindfulness e os benefícios para saúde física e mental das crianças




Estudos randomizados confirmam que crianças que praticam a meditação baseada em mindfulness, podem ter benefícios cognitivos significativos como melhora na capacidade de sustentar atenção e foco, em especial em momentos difíceis. Outros benefícios percebidos são o aumento de bem-estar emocional e redução de ansiedade, além de redução de ruminação mental e ideação suicida. O mindfulness para crianças trabalha com foco nas sensações da respiração, consciência do presente momento (observando  sons, pensamentos, sensações, sentimentos indo e vindo), comendo consciente, relaxamento e exercícios de movimento corporal consciente. As práticas para crianças são adaptadas a esse público com apresentações lúdicas e bem divertidas com histórias, poesias e às vezes canções para ajudar as crianças manterem interesse por essas práticas.


A meditação para crianças também está associada a um aumento de auto-percepção, auto-cuidado e habilidades para relacionamentos sociais como empatia por exemplo. Alguns poucos estudos bem promissores, sugerem que a meditação mindfulness pode ajudar a melhorar as notas escolares. O bem estar físico das crianças que praticam meditações baseadas em mindfulness tem benefícios como na saúde cardiovascular, melhora na qualidade do sono e produção de cortisona. Novos estudos relatam avanços na relação positiva em crianças que praticam mindfulness e a prevenção da obesidade. 


Com todos esses benefícios expostos a prática milenar da meditação com certeza pode ajudar e muito crianças que tinham uma rotina habitual de atividades físicas diárias a manter a saúde física e mental que o esporte e a meditação mindfulness têm em comum, principalmente nesse período de quarentena.


Lembre-se de visitar a nossa página de meditações mindfulness gratuitas, inscreva-se em algum de nossos cursos e grupos terapêuticos ou informe-se sobre atendimento individual de terapia para o tratamento de sintomas mais intensos e graves de depressão ou ansiedade. Ligue ou envie um WhatsApp para (21) 97030-0770.

263 visualizações