10 Professores Internacionais falam sobre o que é Mindfulness

07/10/2014

Autor: Vitor Friary

 

Como professor de Mindfulness eu tenho uma definição pessoal da prática. Para mim Mindfulness é habilidade de entrar em contato com as experiências do mundo e de nós mesmos, de forma aberta, suave, demonstrando curiosidade, até mesmo quando as experiências parecem ser desafiadoras.

 

Como eu, cada professor de Mindfulness que eu já conheci pessoalmente ou li alguma coisa, também parecem conectar com este conceito de uma forma pessoal. A seguir, 10 professores de Mindfulness conhecidos internacionalmente fazem a sua descrição do que é Mindfulness:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tara Brach: "Mindfulness é uma pausa - um espaço entre o estímulo e a resposta: é neste espaço onde a opção existe"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rick Hanson: "Mindfulness é a capacidade de equilibrar a sua atenção e mantê-la em algo proveitoso OU mover a sua atenção de algo que não seja proveitoso como a preocupação ou a auto-depreciação. É uma consciência de si mesmo baseada na aceitação e na permissão, que não envergonha nenhuma parte de você mesmo."

 

 

 

Sylvia Boorstein: "Mindfulness é estar atento, de momento a momento. O que está acontecendo agora e o que está surgindo em mim em resposta ao que esteja acontecendo aqui e agora. E o mais importante, esta atenção está em serviço de você decidir com sabedoria para que se evite a complicação da vida de si mesmo e a dos outros."

 

 

Craig Hassed: "Mindfulness é uma forma de meditação. Usamos o corpo e os sentidos como um ponto de descanso da nossa atenção. Ajuda trazer a mente para o presente momento... por isso não é somente uma forma de meditação, é também uma forma de viver. Viver com atenção e envolvimento é o que chamamos de viver com atenção plena."

 

 

 

Christine Carter: "Mindfuness em minha vida significa colocar um pouquinho de espaço entre as minhas ações e reações. De ter a habilidade de desacelerar as coisas."

 

 

 

Sarah Napthali: "Quando você cultiva Mindfulness dos seus pensamentos, você aprende o que realmente está ali e como a sua mente opera que faz você sofrer. Com consciência do que são essas causas, você tem insight, e pode mais frequentemente desprender-se das linhas de pensamento que não ajudam você a viver uma vida com mais felicidade ou de viver em harmonia com as pessoas a sua volta."

 

 

 

Barbara Fredrickson: "Você aprende com Mindfulness a habilidade de permanecer no momento presente. E com a prática da gentileza transformamos essa habilidade ainda mais, permitindo abordar o presente momento com suavidade, compaixão e curiosidade.

 

 

 

Penny Fenner: "Estar atento ao momento. Sem passar as coisas para frente. Sem rebobinar. Como eu estou reagindo a isso? Isso está me ajudando em algo? Existe alguma outra escolha que eu poderia fazer neste momento? E realmente achando aquela escolha mais gentil e conectada, ao invés de entrar na onda da minha própria reatividade."

 

 

 

Kristin Neff: "Mindfulness é uma consciência harmoniosa, onde vemos o que está acontecendo com clareza mas não exageramos - por exemplo evitar ou menosprezar. Mindfulness é central na fundação da auto-compaixão. Mindfulness envolve a habilidade de entrar em contato com as nossas dores, mesmo quando não queremos, e quando preferimos resistir ou evitar. Se você não entra em contato com as suas dores, se você não as reconhece, você não pode abrir o seu coração para si mesmo."

 

 

 

Polly Young-Eisendrath: "Mindfulness, primeiramente, oferece as pessoas habilidades de como trabalhar com suas próprias impulsividades emocionais. Oferece-nos as aptidões para poder nos levar nos lugares e de ter uma posição de amizade com nossas experiências. Isso inclui concentração, vigilância, e o que no Budismo se conhece como equanimidade - uma espécie de atitude relaxada do que esteja ocorrendo.

 

Please reload

Destaque

Interação entre Mudanças Neuroanatômicas e Psicológicas Após Treinamento de Mindfulness

11/11/2014

1/10
Please reload

Recente
Please reload

Procure por palavras-chave