Mindfulness como analgésico natural para dores crônicas

A dor crônica é um problema de saúde com forte impacto no funcionamento emocional, físico e social de quem vive com essa condição, como também na sociedade. De acordo com a literatura, a prática do Mindfulness pode trazer benefícios significativos no tratamento das dores crônicas, como redução da dor e do estresse, melhora na qualidade de vida, manejo da dor e melhora do funcionamento diário e no comportamento diante da dor.

 

A prática do Mindfulness consiste em observar o presente de forma sustentada e receptiva, praticando a atenção, a consciência e qualidades como a bondade e a compaixão. Quando utilizado por pessoas que vivem com dor diariamente o Mindfulness pode ajudar o praticante a observar gatilhos de estresse que tendem a ativar os sintomas da dor no dia a dia e a utilizar as estratégias adquiridas dentro do programa para responder a estas experiências de dor de uma forma diferente.  

 

Assim, a experiência da dor pode começar a ser observada e ser respondida com uma atitude de bondade, compaixão e presença - isto é com Mindfulness, e permitindo que a pessoa não aumente sua experiência de dor por conta de pensamentos negativos, desânimo e depressão que geralmente podem ser consequências de quem vive com dor no dia a dia, e que tendem por sua vez a agravar a experiência de dor, como um ciclo vicioso de dor e depressão, depressão e mais dor.

 

Com a prática de Mindfulness esse ciclo vicioso é interrompido e pouco a pouco a pessoa fica mais confiante de que ela pode se relacionar com as crises de uma forma mais resiliente e menos reativa.

 


Se você tem vivido com sintomas de dor entre em contato com a nossa clínica especializada para que possamos ajudar você. Ligue para (21) 2523-9572 ou entre em contato via WhatsApp.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Interação entre Mudanças Neuroanatômicas e Psicológicas Após Treinamento de Mindfulness

11/11/2014

1/10
Please reload

Recente
Please reload

Procure por palavras-chave