Qual a diferença entre Mindfulness e Meditação?

27/06/2019

 

Atualmente palavras como mindfulness e meditação estão se tornando cada vez mais presente na sociedade. A questão é: essas palavras se referem a mesma coisa? Como esses termos são freqüentemente usados ​​em um contexto similar, a confusão sobre as diferenças entre a atenção plena e a meditação é compreensível.

 

Há muitas maneiras de definir, descrever e praticar ambos, e suas aplicações práticas estão incrivelmente interligadas. A atenção plena (mindfulness) e a meditação incorporam muitas semelhanças e podem se sobrepor, mas não são exatamente as mesmas. Neste artigo desejamos compartilhar com você algumas reflexões sobre o assunto.

 

 

O que é Meditação?

 

A meditação normalmente se refere a uma prática formal de meditação, geralmente praticada com a pessoa sentada ou deitada em uma superfície. Existem muitos tipos de meditação - aqueles que se concentram em desenvolver compaixão, expandir consciência, acalmar a mente, experimentar paz interior, ativar energias, entre tantas outras. 

 

Aqui estão alguns exemplos: meditação da consciência da respiração, meditação da bondade amorosa, meditação com foco em repetição de mantras, meditação com visualizações, meditação baseada em repetição de sons, etc.

 

A meditação é uma prática intencional, onde você se concentra para aumentar concentração, desenvolver uma atitude de calma e serenidade, e muito provavelmente desenvolver uma capacidade de equilíbrio ou inteligência emocional. A meditação sentada geralmente começa com uma respiração profunda em uma posição confortável, trazendo toda a sua consciência para aquela respiração surgindo - inspirando e expirando - orientando conscientemente a atenção na direção a uma âncora, ou um único ponto de foco (a chama de uma vela, o mantra, a respiração, alguma sensação ou região do corpo).

 

Na meditação, você costuma passar um tempo concentrado - de um minuto a uma hora ou mais - no qual a atenção está sintonizada para uma experiência interior pessoal.

 

 

O que é Mindfulness?

 

Mindfulness é essencialmente uma tomada de consciência do que está surgindo momento a momento, o que naturalmente inclui a prática da meditação. Quando você está sendo consciente intencionalmente, está percebendo e prestando atenção a pensamentos, sentimentos, comportamentos e movimentos, e também aos efeitos dessas experiências em você, nas relações que você tem e nas situações de vida que você esteja vivendo, você está praticando esse estado de mindfulness.

 

Você pode praticar mindfulness a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer pessoa, mostrando-se e sendo totalmente engajado no aqui e agora.

 

Mindfulness é o simples ato de prestar atenção e perceber e estar presente em qualquer coisa que você esteja fazendo. Quando a maioria das pessoas realiza suas vidas diárias, em geral as pessoas estão desatentas, presas dentro da cabeça pensando, analisando, sonhando acordas, planejando o futuro ou reclamando sobre algum evento que tenha lhe acontecido ou esteja acontecendo. No automático as pessoas prestam pouca atenção ao momento presente. Mindfulness seria o tornar-se consciente ao invés de fazer coisas simplesmente no automático, alimentando porventura padrões de pensamentos que influenciam no bem estar emocional e mental.

 

O mindfulness pode ser praticado informalmente (a qualquer hora / local) e formalmente (durante a meditação sentada). Onde a meditação é geralmente praticada por um período específico de tempo, o mindfulness pode ser aplicado a qualquer situação ao longo do dia.

 


Como percebemos neste artigo, a meditação e o mindfulness caminham muito juntos, e um amplia os benefícios um do outro, porém é importante destacar que mindfulness e meditação não são necessariamente a mesma coisa. No entanto vale ressaltar que quando você está praticando mindfulness você está meditando, mas nem toda meditação inclui uma pratica necessariamente de mindfulness dentro dela.

 

 

 

Sobre o Autor:

 

Prof. Vitor Friary é Psicólogo Clínico com Mestrado em Terapia Cognitiva e Mindfulness pela London Metropolitan University no Reino Unido, e Graduado em Mindfulness-based Cognitive Therapy pela Escola de Medicina da Universidade da California San Diego. Também é autor de livros de mindfulness e atende em consultório particular no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Interação entre Mudanças Neuroanatômicas e Psicológicas Após Treinamento de Mindfulness

11/11/2014

1/10
Please reload

Recente
Please reload

Procure por palavras-chave