top of page
Buscar
  • Centro de Mindfulness

A MEDITAÇÃO MINDFULNESS PODE MELHORAR O PROCESSAMENTO DAS EMOÇÕES


A meditação pode produzir melhorias duradouras na área do cérebro responsável pelo processamento das emoções, sugere nova pesquisa.

Uma pesquisa que incluiu a Universidade de Boston e a Universidade do Arizona sugere que após completar um curso de meditação, ocorre uma redução da atividade na amígdala direita. Um estudo com 51 adultos mostrou, através do uso de exames de imagem, que aqueles que foram submetidos a 8 semanas de treinamento de Mindfulness - ou Atenção Plena (MAT) ou um treinamento cognitivo baseado na prática da compaixão (CBCT) tiveram uma maior resposta a estímulos emocionais na amígdala direita do que aqueles que haviam participado de um grupo de discussão sobre assuntos relacionados à saúde. Além disso, esses benefícios foram mostrados quando os participantes não se encontravam meditando.

"Esta descoberta sugere que o treinamento de meditação pode afetar o processamento emocional na vida cotidiana, e não apenas durante a meditação", escrevem Gaëlle Desbordes, PhD, do Centro de Imagens Biomédicas Martinos no Massachusetts General Hospital, em Boston, e do Centro de Neurociência Computacional e Tecnologia Neural na Universidade de Boston, e colegas.

Os pesquisadores acrescentam que os resultados "sustentam a hipótese de que o treinamento de meditação pode promover mudanças duradouras na função mental. "No entanto, pesquisas futuras serão necessárias para examinar o impacto deste tipo de formação "em outras áreas do cérebro envolvidas com a resposta afetiva, regulação da emoção, e atenção".

O estudo foi publicado em Novembro 2012 na Publicação Online 'Fronteiras da Neurociência Humana'. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os indivíduos "durante o estado meditativo de Atenção Plena ou Mindfulness" têm uma menor resposta da amígdala quando expostos a vários estímulos emocionais. No entanto, nunca se pesquisou se os efeitos continuavam fora do estado meditativo.

O estudo longitudinal de Mindfulness e Compaixão (ELMC) teve a participação de adultos com idades entre 25 e 55 anos que eram da área de Atlanta, Geórgia, e nunca antes tinha recebido treinamento de meditação. Para esta análise, os pesquisadores avaliaram dados de 51 destes voluntários (60% mulheres, com idade média, 34,1 anos) que foram aleatoriamente designados a praticar por 2 meses, 2 horas por semana Mindfulness e Treinamento de Compaixão, ou atender a uma aula didática de educação em saúde (grupo controle).

O grupo de Mindfulness ensina "técnicas de meditação para melhorar a consciência e atenção de seu estado interno e ambiente externo", explicam os pesquisadores. O Treinamento de Compaixão é um programa "baseado em práticas de meditação budista de compaixão."

Membros de ambos o grupo de Comapaixão e Mindfulness foram instruídos a também meditar por conta própria por cerca de 20 minutos por dia.

RESPOSTA DA AMÍGDALA DIREITA

Todos os participantes foram submetidos a exames de ressonância magnética funcional (fMRI) antes de iniciar o seu programa atribuído e novamente após o fim do tratamento. Ao se submeter a cada scan e em um estado não-meditativo, os voluntários foram exibidos 108 fotos de pessoas consideradas positivas, negativas ou neutras. Eles foram então instruídos a pressionar um botão assim que cada foto aparecia na tela. Outras medidas usadas antes e após as intervenções incluíram o o Inventário de Depressão de Beck para auto-avaliação de sintomas, Segunda Edição (BDI-II) e o Inventário Beck de Ansiedade (BAI).

Os resultados mostraram que, após a formação, o grupo de mindfulness tinha uma diminuição significativa na ativação da amígdala direita, em resposta ao conjunto de fotos (P = 0,012) e para apenas as imagens positivas (P = 0,011). O grupo de meditação baseado em compaixão (CBCT) também mostrou diminuição pós-treino na ativação da amígdala direita enquanto visualiza as imagens positivas, mas não foi considerado significativo (P = 0,085). Além disso, eles mostraram uma tendência para um aumento significativo na resposta da amígdala direito de imagens negativas ", que foi significativamente correlacionada com uma diminuição no escore de depressão" (P = 0,048).

As pontuações totais do BDI na linha de base para aqueles no grupo de TCFC também foram significativamente reduzidos após o treinamento (P = 0,015). Nenhuma tendência ou efeitos significativos a partir de qualquer dos estímulos foram encontradas no grupo de controle.

ALTERAÇÕES NA FUNÇÃO MENTAL

Em um comunicado, Dra. Desbordes explicou que não foi de estranhar que as duas formas de meditação avaliadas mostraram uma resposta de ativação diferentes. "Desde que a meditação da compaixão é projetado para melhorar os sentimentos de compaixão, faz sentido que poderia aumentar a resposta da amígdala ao ver fotos de pessoas em sofrimento", disse ela. Ela acrescentou que o fato de que o aumento da ativação da amígdala se correlacionou com escores de depressão que diminuiram nos grupos de Psicoeducação também fazia sentido. "Isto sugere que ter mais compaixão para com os outros também pode ser benéfica para si mesmo. "No geral, os resultados sugerem que "os efeitos do treinamento de meditação sobre o processamento emocional é transmissível para o estado normal, enquanto não meditamos".

O estudo foi financiado por subvenções dos Institutos Nacionais de Saúde Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa. Os autores do estudo não declararam relações financeiras relevantes. Frontiers of Human Neuroscience. Publicado online em 01 de novembro de 2012.

VOCÊ TEM INTERESSE EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA SE TORNAR UM INSTRUTOR DE MINDFULNESS?

438 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page