Aprendendo a

QUEBRAR HÁBITOS

Programa de Mindfulness para o Tratamento

de Comportamentos Aditivos e Impulsividade

(tabagismo / compulsão por comida / adição ao uso de internet / comportamentos impulsivos)

Este programa é uma adaptação do protocolo do Mindfulness-based Relapse Prevention (MBRP) que foi desenvolvido no Centro de Pesquisa de Comportamentos Aditivos da Universidade de Washington nos Estados Unidos para pessoas em recuperação de comportamentos aditivos, em combinação com estratégias da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT).

O programa foi idealizado para convidar pessoas que já sofreram pelas armadilhas da adicção e da mente compulsiva a se tornarem conscientes e presentes. As práticas deste programa têm a intenção de incentivar um aumento na consciência dos gatilhos e dos padrões de reação a situações de desconforto em nossas vidas, assim como um aumento de flexibilidade psicológica.

Estas práticas ajudarão os participantes a pausar e observar as experiências que lhes acontecem de momento a momento, e também trazer consciência às escolhas que também estão presentes em cada momento. 

Neste programa os participantes aprendem a responder a situações a serviço do que seja realmente importante, ao invés de reagir de maneiras que sejam prejudiciais a sua saúde e seu bem-estar. Acima de tudo, os participantes deste programa trabalham na intenção de se libertarem de hábitos de impulsividade e compulsão que não lhes ajudam a aproximar de suas verdadeiras intenções e valores.

O programa combina práticas da abordagem cognitivo-comportamental para prevenção de recaída, estratégias da terapia de aceitação e compromisso, e estratégias do MBRP (mindfulness-based relapse prevention).

A recomendação para este programa é que os participantes já tenham tido tratamento inicial terapêutico e desejam manter e complementar os ganhos terapêuticos alcançados e desenvolver uma atitude e estilo de vida que construa um alicerce para bem-estar e recuperação.

Curso Individual

Local: Centro de Mindfulness
Gávea, Rio de Janeiro

 

Entre em contato para agendar com nossa equipe

 

Telefone: (21) 97030-0770

Mindfulness na mídia

Matéria da Revista O Globo, do Jornal de Domingo (16/08/2015). Clique na imagem para visitar a página do Jornal e ler sobre o trabalho do Centro de Mindfulness:

OBJETIVOS

Desenvolver consciência de gatilhos pessoais e reações habituais a situações de desconforto e dificuldade, e aprender maneiras de pausar neste processo automático de reatividade.

 

Modificar a relação com a experiência de desconforto, aprendendo a reconhecer experiências físicas e emocionais que sejam desafiadoras e difíceis, e respondendo a elas com habilidade e inteligência emocional.

 

Promover uma atitude de compaixão e abertura para com você mesmo e suas experiências.

 

Promover um estilo de vida que apoie o desenvolvimento da prática de mindfulness e que sustente a recuperação.

Facilitador do Programa:

Psicólogo Vitor Friary (CRP 05/47633)

Vitor Friary é um dos profissionais pioneiros de Mindfulness no Brasil. Vitor tem formação em Psicologia e Mestrado em Psicologia Clínica obtidos nos 12 anos que viveu e trabalhou na Inglaterra. Possui experiência de trabalho no National Health Service como Terapeuta Cognitivo Comportamental de Alta Intensidade e Supervisor Clínico. Já atuou no passado como Colaborador Pesquisador no Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de drogas no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Vitor possui formação introdutória e avançada no Mindfulness-based Relapse Prevention (MBRP) adquirida pelo Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em MBRP com supervisão e treinamento diretamente oferecido por Dra. Sarah Bowen da Universidade de Washington.

Fale conosco: (21) 2523-9572