Mindfulness é um termo que foi traduzido para o português como atenção plena e em sua essência refere-se à uma qualidade de atenção imbuída de gentileza e curiosidade. Mindfulness é uma abordagem terapêutica que propõe uma forma de experienciar o momento presente de forma plena, de forma deliberada e intencionada. Também significa viver uma experiência sem julgá-la, rotulá-la, sem rejeitá-la como se fosse errada, ruim ou inaceitável.

 

Mindfulness nos incentiva a estar atento a cada momento, ao invés de rejeitar nossa experiência. É muito mais que uma mera filosofia ou ideologia de vida, é na verdade uma prática que nos ajuda a entrar em sintonia com o que está acontecendo em nossa mente, corpo e emoções no dia a dia. É uma atitude que nos permite lidar com nossas dificuldades e conflitos de forma participativa, ao contrário de nos sentir como se estivéssemos sendo varridos ou oprimidos pelos pensamentos difíceis , sentimentos , preocupações , pressões e responsabilidades .

 

 

Como a meditação mindfulness funciona?
 

Mindfulness aumenta a nossa a consciência de momento a momento, de modo que passamos a estar atentos de nossas reações automáticas não funcionais. Isso nos permite responder criativamente a situações ativadoras de estresse e dificuldades com maior poder de decisão e escolha, aplificando as habilidades diretamente ligadas ao que denominamos inteligência emocional.

 

O sofrimento e a angústia são fruto em grande parte de nossa tendência em se apegar rigidamente ao que julgamos como agradável,  e nossas tentativas de rejeitar e banir o que julgamos como desagradável. Essa forma de lidar com situações pode muito facilmente tornar difícil o nosso contato com a realidade presente. A tendência que temos de tentar "consertar" as coisas e evitar sofrimento emocional é comum a todos nós, e ao persistirmos na tentativa de resolver situações estressantes repetindo padrões habituais, tende a aumentar os sentimentos de estresse , medo, ansiedade e depressão.

 

Quais são os benefícios da prática de meditação mindfulness?

 

Ansiedade, depressão e irritabilidade tendem a diminuir com a prática regular de meditação mindfulness. Nossa memória também melhora, assim como nossa resistência mental e física que aumentam. Quem medita tende a experienciar maior satisfação nos seus relacionamentos, e estudos no mundo inteiro evidenciam que essa prática de meditação tende a reduzir os indicadores chaves do estresse crônico , incluindo a pressão alta.


Aém disso estudos também confirmam que a meditação mindfulness é eficaz na redução do impacto de doenças graves ou terminais como a dor crônica, o câncer e o HIV/AIDS.

 

No campo do tratamento de uso abusivo de drogas, a prática de Mindfulness vem sendo utilizada como tratamento efetivo na prevenção de recaídas, assim como no gerenciamento da impulsividade, sensações de "fissura" e na identificação dos gatilhos emocionais, cognitivos e situacionais relacionadas ao uso.

 

Mindfulness pode realmente melhorar a qualidade da nossa vida e transformar a forma como nós pensamos e sentimos acerca de nossa experiência do dia-a- dia da vida. Para além de ser uma mera técnica de meditação, mindfulness nos ajuda a cultivar uma perspectiva de vida ativamente flexível, atenta e gentil - que tende a nos fortalecer e engajar com o que nos acontece de forma mais digna e com vitalidade.

 

 

Texto:

Vitor Friary

Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Especialista em Mindfulness e Terapia da Aceitação e Compromisso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é Mindfulness?

Mindfulness é a consciência que emerge através da atenção intencionada, no momento presente, com bondade, e abertura. Através do cultivo da atenção plena, descobrimos como viver no presente e reduzimos nossas ruminações mentais e nossa tendência para se preocupar excessivamente sobre nós mesmos, o mundo e as pessoas a nossa volta.

O que é Mindfulness?

Para falar diretamente com o terapeuta Vitor Friary e obter informações sobre o tratamento ou marcar uma consulta - 

Ligue (21) 2625-6553 
ou Tim (21) 98241-0067.

Informações