top of page
Buscar
  • Foto do escritorVitor Friary

Meta-Análise de estudos científicos publicados confirmam que a prática de Mindfulness é eficaz.


Um estudo meta-analítico publicado pela revista acadêmica científica Plos On deste mês de Abril de 2014, conclui que Intervenções Terapêuticas baseadas em Mindfulness podem reduzir significativamente o risco de novos episódios de Depressão em pessoas que já tiveram Depressão no passado.

Estudos meta-analíticos têm como objetivo revisar um número grande de pesquisas publicadas na mesma área e avaliar, como um todo, a eficácia do tratamento em questão nestes estudos. Portanto estudos de revisão sistemática têm um valor muito grande porque nos ajudam realmente a verificar se um tratamento é eficaz ou não.

A revista Plos On, cujo editor é um Psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Dr. Jerson Laks, é uma publicação séria que se propõe a difundir o conhecimento adquirido através de meios científicos de abordagens terapêuticas de tratamento e diagnóstico, e portanto esses resultados da meta-análise são promissores e fortalecem ainda mais a confiança que depositamos nos benefícios que a prática de Mindfulness tem sobre o nosso bem-estar físico e psicológico, e que portanto, é uma prática terapêutica baseada em evidência, segura e comprovada cientificamente.

Para Terapeutas que utilizam dessa abordagem, isso reforça nossa paixão pela prática de ensino de Mindfulness, e nos faz ainda mais seguros de que o trabalho que realizamos é promissor, válido e realmente concretiza aquilo que ele se propõe.

Esta é a primeira meta-análise de ensaios clínicos randomizados de Intervenções baseada em Mindfulness, onde todos os estudos incluíram apenas participantes diagnosticados com um episódio corrente de transtorno de depressão ou de ansiedade. O tratamento nos estudos foram o Programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness (MBSR) e a Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT).

Esta meta-análise foi de autoria Clara Strauss, Kate Cavanagh, Annie Oliver, Danelle Pettman, que concluiram que quando comparados com grupos controle, os participantes dos grupos que obtiveram o treinamento de 8 semanas em habilidades de Mindfulness nestes dois tipos de programa, obtiveram uma redução de sintomas significativamente maior.

TEXTO:

Vitor Friary

Diretor do Centro Mindfulness

Fonte: Strauss C, Cavanagh K, Oliver A, Pettman D (2014) Mindfulness-Based Interventions for People Diagnosed with a Current Episode of an Anxiety or Depressive Disorder: A Meta-Analysis of Randomised Controlled Trials. PLoS ONE 9(4): e96110. doi:10.1371/journal.pone.0096110

193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page