top of page
Buscar
  • Foto do escritorVitor Friary

Mindfulness ajuda a passar por traumas, depressão e ansiedade



É comum que quando experienciamos algum tipo de trauma que isso eleve níveis de ansiedade e depressão, e a nossa capacidade atencional de fato fica comprometida. Também temos uma tendência maior de ficar ruminando problemas e ficamos preocupados com o que vai acontecer e julgamos a nossa capacidade de lidar bem com as situações. Ficamos mais comumente presos as pensamentos como ‘Será que eu vou conseguir dar conta disso?’ ‘Tem algum problema acontecendo’, ‘Vai dar errado’, ‘Não vou conseguir passar por isso’. Nesses casos, a meditação mindfulness funciona em treinar a atenção da pessoa para repousar mais no presente momento, garantindo uma melhora no funcionamento cognitivo e uma diminuição significativa nos mecanismos que aumentam depressão e ansiedade. A pessoa começa a reconhecer que pensamentos são apenas pensamentos e consegue olhar para os pensamentos deixando-os em um plano diferente do presente momento. Isso vai aumentando a confiança, paciência e abertura para a vida no aqui e agora, e diminuindo aos poucos a experiência de ansiedade e depressão que um trauma pode gerar.


O Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido garante que a prática da meditação mindfulness reduz significativamente sintomas de depressão e ansiedade, e nesse período de confinamento e distanciamento social inúmeras organizações de mindfulness no mundo tem oferecido cursos e tratamentos com desconto e muitas vezes gratuitos para ajudar a população nesse momento difícil. Existem plataformas digitais que oferecem meditações mindfulness gratuitas como a do Centro de Mindfulness acessível pelo www.brasilmindfulness.com/inscricoes.


Lembre-se de visitar a nossa página de meditações mindfulness gratuitas, inscreva-se em algum de nossos cursos e grupos terapêuticos ou informe-se sobre atendimento individual de terapia para o tratamento de sintomas mais intensos e graves de depressão ou ansiedade. Ligue ou envie um WhatsApp para (21) 97030-0770.

566 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page