top of page
Buscar
  • Foto do escritorVitor Friary

Efeitos de Mindfulness na Regulação Emocional no Transtorno de Ansiedade Social


Autor: Vtor Friary

O Programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness ou o Mindfulness-based Stress Reduction program (MBSR) como é conhecido, é um programa reconhecido internacionalmente e evidenciado substancialmente na literatura científica como eficaz na redução de sintomas relacionados ao estresse, ansiedade e depressão.

É proposto através desses estudos que o MBSR altera o responder emocional dos praticantes modificando processos cognitivo-afetivos. Tendo em conta que o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é caracterizado por tendências emocionais e de atenção, bem como distorcidas auto-crenças negativas, pesquisadores da Stanford University nos Estados Unidos, Philippe Goldin e James Gross examinaram as mudanças resultantes da participação de um grupo de tratamento de MBSR nos índices cérebro-comportamento de reatividade emocional e regulação de auto-crenças negativas em pacientes com TAS.

Dezesseis pacientes foram submetidos a ressonância magnética funcional enquanto respondiam a auto-crenças negativas e ao mesmo tempo regulavam emoções negativas usando dois tipos de desdobramento de atenção: um grupo foi instruído a fazer uso de uma estratégia de regulação emocional focada na respiração com atenção plena ou mindfulness; outro grupo foi foi instruído a utilizar uma estratégia de regulação emocional baseado em distração mental.

Ao fim do curso de MBSR, 14 pacientes completaram avaliações de neuroimagem. Foi evidenciado que em comparação com os índices de base, os participantes que completaram o MBSR demonstraram uma significativa melhora nos níveis de ansiedade e de sintomas de depressão e auto-estima. Durante a tarefa de atenção focada na atenção plena da respiração ao contrário dos que realizaram a tarefa de atenção focada no distração, também foi identificado uma diminuição na experiência e percepção de emoção negativa, uma reduzida atividade da amígdala, responsável pelo processamento das emoções, e um aumento da atividade em regiões do cérebro implicadas no processamento da atenção.

Esses resultados nos indicam que a atenção plena ou mindfulness, isto é, a habilidade de lidar com sentimentos e pensamentos difíceis que surgem em um determinado momento, sem julgamento, aceitando e acolhendo a experiência de forma gentil é mais eficaz do que a distração, ou seja, ignorar o que está acontecendo.

O treinamento de habilidades de Mindfulness como este do Programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness (MBSR) em pacientes com Transtorno de Ansiedade Social pode reduzir a reatividade emocional, fator mantenedor do transtorno, reforçando simultaneamente a regulação das emoções. Essas alterações podem facilitar a redução de comportamentos de evitação típicos do Transtorno de Ansiedade Social (todo o comportamento que o indivíduo tem que o ajuda a se esconder de alguma formal controlar a sua ansiedade) que na verdade só servem para perpetuar o medo de ser julgado e humilhado pelos outros. As alterações relatadas por esse estudo também pode ajudar a reduzir em geral os sintomas clínicos do TAS, e a reatividade emocional automática a auto-crenças negativas.

TEXTO:

Vitor Friary (Centro Mindfulness de Redução de Estresse - Rio de Janeiro)

FONTE:

Effects of Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) on Emotion Regulation in Social Anxiety Disorder. Philippe R. Goldin and James J. Gross. Stanford University

649 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page