top of page
Buscar
  • Dr. George Furtado

Como a Alimentação pode Ajudar com a Ansiedade?


Vivemos atualmente numa sociedade urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram um mente tão agitada e estressada. No meio de toda essa nossa ocupação os cuidados com a alimentação costumam ficar em último plano. O que muitos não sabem, é que a Ciência da Nutrição pode ajudar muito nesse quesito.

 

Para aliviar conflitos ou situações de estresse e ansiedade, é comum que as pessoas usem a comida como válvula de escape.

 

Geralmente, durante uma crise de ansiedade, não é comum beliscar uma cenoura baby e sim alimentos ricos em gordura e açúcar, como o chocolate. As consequências desse comportamento com o passar do tempo se dá pelo aumento de peso corporal, devido a comer demais esses tipos de alimentos, e consequentemente gerando mais ansiedade. O primeiro problema acaba gerando um segundo problema ainda maior.

Além de ter uma alimentação consideravelmente "saudável", o ideal é consumir alimentos promotores do bom humor (aqueles que geram uma sensação de prazer quando consumimos), que são entre eles a água, as verduras e as frutas e evitar os principais agentes do estresse, como o açúcar e o álcool por exemplo.

Sugiro algumas indicações de como utilizar a alimentação como mecanismo de promoção de saúde:

Alimentos que carregam alto teor de triptofano: aminoácido responsável pela liberação de serotonina tais como banana, carnes e peixes, leite e seus derivados magros, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e feijões. O chocolate amargo também entra nessa, mas é importante consumir com moderação;

Carboidratos integrais: proporcionam mais energia e disposição;

Ácido fólico: antidepressivo natural presente. Tomate, cogumelo, ervilha, brócolis e espinafre são alguns dos alimentos ricos nessa vitamina;

Frutas cítricas: ajudam na redução do cortisol (hormônio do estresse), além de estimular um melhor funcionamento do sistema nervoso.

 

Dr. George Furtado é Nutricionista e Personal Diet, especializando em Nutrição Clínica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Para agendar uma consulta com Dr. George Furtado entre em contato diretamente através do número (21) 98766-7484 www.georgefurtadonutri.com

 

Referência: CURY, Augusto Jorge. Ansiedade: como enfrentar o mal do século. São Paulo: Saraiva,2015.

306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page