top of page
Buscar
  • Dr. Vitor Friary

Mindfulness: Isolamento Social do Coronavírus pode aumentar estresse, depressão e ansiedade

Atualizado: 21 de abr. de 2020


O confinamento pode trazer mudanças significativas na personalidade, assim como impactar o humor da pessoa, aumentando sintomas de depressão, ansiedade, estresse e sentimentos como impaciência, raiva. Isso pode gerar um impacto negativo nas relações, sendo possível um aumento nos níveis de conflito, desejos de separação e ressentimentos.

Membros de família e casais em confinamento ficam mais propensas a criticar os outros, observar suas falhas e erros no dia a dia, e insultar uns aos outros ou por outro lado podem bloquear e ignorar as pessoas com quem convive, em uma espécie de punição quando alguma vontade não é satisfeita ou quando fica aborrecido com algum comportamento de algum membro de família.

 

O confinamento pode trazer mudanças significativas na personalidade, assim como impactar o humor da pessoa, aumentando sintomas de depressão, ansiedade, estresse e sentimentos como impaciência, raiva.

 

Toda essa forma de reagir a dificuldades nas relações dentro de um espaço confinado pode aumentar sofrimento e dor. Existe uma técnica simples e eficaz para ser utilizada nessas horas, criada pelo Dr. Vitor Friary aqui da Clínica de Psicologia do Centro de Mindfulness que pode ajudar bastante conhecida como Pausa Consciente.

Pratique nas horas em que notar que sintomas estejam presentes em você. Pare e feche os olhos, reconheça o que está presente dentro de você sem julgar, dizendo para si mesmo ‘Estou me sentindo assim agora, tudo bem que seja assim”. Dessa forma, a não crítica ajuda a dissolver o estado de tensão inicial. Depois vai trazendo uma atenção às sensações da respiração. Criando espaço dentro de você para o ar que entra e sai.

Esse exercício tem um impacto rápido dentro de você e ajuda na mudança da experiência interior e na diminuição da reatividade.

Lembre-se de visitar a nossa página de exercícios de meditações mindfulness gratuitas, inscreva-se em algum de nossos cursos e grupos terapêuticos ou informe-se sobre atendimento individual de terapia para o tratamento de sintomas mais intensos e graves de depressão ou ansiedade.

Ligue ou envie um WhatsApp para (21) 97030-0770.

327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page