top of page
Buscar
  • Dr. Vitor Friary

Você deixa para depois do carnaval para começar o ano novo? Sabe o que é procrastinação?


A procrastinação é um comportamento humano bastante comum. É o famoso, “amanhã eu faço”, “ainda não”, “outro dia eu me preparo melhor para isso”, “vai dar errado se eu fizer isso agora”, “não está no tempo certo ainda”. Acontece com todo mundo, menos com as pessoas que estão lendo esse post.

Não deve ser confundida com “preguiça". A procrastinação é um comportamento que causa prejuízo na vida da pessoa, porque ela deixa de realizar ações importantes, deixa de tomar decisões importantes em sua vida, e isso implica em algum prejuízo de vida, alguma consequência negativa.

A procrastinação é severa quando a pessoa, apesar dessas consequências negativas não consegue cumprir com metas desejadas.

Pessoas podem procrastinar fazendo uma atividade prazeirosa (sair com os amigos, ir à praia, pular o carnaval) no lugar da atividade de prioridade. Ela também pode decidir fazer uma atividade menos importante no lugar (ex. arrumar o armário, limpar a casa, ou qualquer outra atividade que desvie a pessoa da atividade importante). Ela também pode decidir socializar com amigos e família, ou se distrair com inúmeras outras coisas (ex. ver netflix, facebook, instagram, etc).

 

Quem procrastina tem sempre uma desculpa boa para toda as vezes que empurra algo para depois.

As pessoas que procrastinam em geral, adiam algo importante sempre com uma desculpa bem convincentes para ela. Desculpas sobre estar cansado, por ter pouca energia, por medo de falhar e ser reprovado e por pensar no pior cenário. Pessoas que procrastinam também têm uma tendência à baixa auto-estima e auto-confiança, e tendem a pensar sobre o desconforto de uma maneira pessimista e negativa.

Mas o que fazer para superar a procrastinação?

1) Primeiramente você deve parar todas as vezes que estiver dando uma desculpa para não fazer uma atividade de prioridade em sua vida.

2) Reavaliar esses pensamentos, porque o que você pensa influencia no seu comportamento. Você está adiando deixar algo para depois, porque a desculpa que você está dando está sendo maior do que a sua prioridade.

3) Você tem que desafiar seus próprios pensamentos, e colocar as prioridades acima de tudo.

4) É importante que você reconheça que o desconforto faz parte. Uma tarefa de prioridade não tem que ser prazeirosa. Você tem que lembrar que tolerar o desconforto vai trazer para ti (no final) uma recompensa que vai valer a pena.

Nesta reportagem eu compartilhei fui entrevistado pelo Jornal da Record um pouco para falar sobre o que é a procrastinação e a importância de não deixar as coisas para depois. No meu livro Superando a Procrastinação eu ofereço aos leitores todas as dicas possíveis para superar a procrastinação. O livro está a venda pela Amazon.com.br

 

Para você superar o "deixar para depois", as desculpas que você diz para si mesmo precisam ser desafiadas de uma forma sistemática.

Link para compra do livro Superando a Procrastinação

(Você precisa de instalar o App do Kindle no seu celular ou tablet para fazer a leitura)

406 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page