top of page
Buscar
  • Dr. Vitor Friary

Práticas Integrativas e Complementares no SUS e a contribuição das Práticas de Mindfulness


A vida de um paciente com um diagnóstico de uma doença crônica grave pode gerar experiências extremamente difíceis como a incerteza e a ansiedade acerca do que pode vir a acontecer com a sua saúde no futuro.

Em geral essas começam a ter um número de pensamentos negativos e catastróficos acerca de sua vida: Será que eu vou conseguir dar conta? O tratamento não vai funcionar. As coisas vão dar errado. Eu não conseguir superar isso, e essa forma de pensar acaba aumentando sintomas relacionados à ansiedade e à depressão, como o medo da morte e a desesperança acerca do futuro.

Então práticas de auto-cuidado como o Mindfulness por exemplo, podem se tornar um importante fator para aumentar a qualidade de vida dessas pessoas diante desta condição de vida.

Os estudos evidenciam que o treinamento de Mindfulness quando usado de forma complementar e integrativa ao tratamento tradicional de doenças crônicas graves, pode ajudar a aliviar o estresse psicológico que geralmente acompanha esses quadros clínicos.

Outros benefícios da prática de mindfulness reportadas em estudos é o aumento dos sentimentos de auto-compaixão e de aceitação, assim também uma melhora significativa do humor do paciente. Os estudos também relatam que após quatro semanas de práticas pessoas que praticam mindfulness podem experienciar uma redução significativa de sintomas relacionados ao estresse como por exemplo, o cansaço, a fadiga, a insônia, dores de cabeça e dores musculares.

No programa de mindfulness existem um conjunto de técnicas meditativas com o objetivo de treinar suas habilidades atencionais e desenvolver atitudes como a abertura, a aceitação a compaixão e a gentileza.

Os pacientes também aprendem a reconhecer os pensamentos de dor, de doença, de ansiedade acerca do futuro, de ressentimentos do passado, e a deixá-los passar naturalmente, sem se agarrar a eles. E de perceber continuamente que pensamentos são apenas pensamentos.

Durante o programa de mindfulness os pacientes aprendem que ao realizar determinadas atividades no dia a dia, o seu bem-estar pode revigorado, e realizando-se desse link entre atividade e humor eles passam a ter mais controle sobre a sua vida e como aumentarem sentimentos de bem-estar no dia a dia.

Nesta reportagem exibida no dia 29 de Agosto de 2017 no Jornal da GloboNews eu tive a oportunidade de contribuir para a matéria.

 

Dr. Vitor Friary é Psicólogo Clínico e Terapeuta Cognitivo-Comportamental com formação na Inglaterra. Tem formação em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT) pela School of Medicine da Universidade da California San Diego e pelo OMC da Universidade de Oxford.

 

912 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page