top of page
Buscar
  • Centro de Mindfulness

Simpósio de Mindfulness e Saúde: o suporte da psicologia no contexto hospitalar


No dia 27 de Setembro o Centro de Mindfulness no Brasil em parceria com o Hospital Federal de Bonsucesso organizou o I Simpósio de Mindfulness e Saúde.

Foram discutidos os seguintes temas: o desenvolvimento do protocolo de Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT) para o tratamento da depressão recorrente apresentado pelo Prof. Vitor Friary, fundador do Centro de Mindfulness no Brasil; introdução ao programa de oito semanas de MBCT, apresentado pelo psicólogo e Prof. Cleyton Brust, instrutor em formação do curso de instrutores de Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness do Centro de Mindfulness; e intervenções baseadas em mindfulness para crianças e adolescentes vivendo com doenças crônicas, apresentado pela psicóloga e Prof. Denise Sanches, instrutora em formação também pelo Centro de Mindfulness.

Para comemorar o suporte da psicologia no ambiente hospitalar foram discutidas maneiras que intervenções baseadas em mindfulness (mindfulness-based intervencionas - MBI's) poderiam ser implementadas no ambiente hospitalar para ajudar pacientes a aumentarem resiliência e a desenvolverem uma maior capacidade de enfrentamento e adesão aos tratamentos obtidos. ​

As meditações foram guiadas por todos os professores presentes. Ao final os participantes relataram as experiências pessoais das vivências.

Foram apresentados dados de estudos internacionais que sugerem que as abordagens terapêuticas baseadas no mindfulness podem ajudar pacientes a reduzirem sintomas de ansiedade, estresse e depressão que agravam doenças e retardam sua recuperação.

Participaram do evento cerca de 60 pessoas incluindo a Diretoria do hospital, Chefes do setor de Psicologia do Hospital, Profissionais de Saúde de todos os departamentos, e convidados. Os participantes também tiveram uma oportunidade de vivenciar o mindfulness na prática.

Fotos: Centro de Mindfulness

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page