top of page
Buscar
  • Foto do escritorVitor Friary

Mindfulness ajuda adolescentes com câncer


A prática de Meditação Mindfulness pode diminuir alguns sintomas associados ao câncer em adolescentes, de acordo com os resultados de um estudo clínico conduzido por pesquisadores da Universidade de Montreal e suas afiliadas do hospital infantil CHU Sainte-Justine no Canadá.

A Meditação Mindfulness centra-se no momento presente e na conexão entre a mente e o corpo. Os adolescentes que vivem com câncer têm que encarar não só os sintomas físicos de sua condição mas também a ansiedade e incerteza relacionadas com a progressão da doença, a antecipação da dor física e emocional relacionada à doença e ao tratamento, as mudanças significativas implícitas em viver com câncer, bem como o medo que o câncer retorne após a recuperação. Catherine Malboeuf- Hurtubise, do Departamento de Psicologia da Universidade de Montreal, apresentou os resultados no encontro da American Psychosomatic Society, em São Francisco.

Os pesquisadores pediram a 13 adolescentes com câncer que completassem questionários sobre humor (emoções positivas e negativas, ansiedade e depressão), sono e qualidade de vida. O grupo foi dividido em dois: a um primeiro grupo de oito adolescentes foram oferecidas oito sessões de meditação baseada em mindfulness e os cinco adolescentes restantes do grupo de controle foram colocados em uma lista de espera. As oito sessões foram de 90 minutos e ocorreram semanalmente. Após a última sessão de meditação, os pacientes de ambos os grupos preencheram os mesmos questionários uma segunda vez.

“Analisamos as diferenças de humor, sono e qualidade de vida de cada participante e, em seguida, entre cada grupo para avaliar se as sessões de mindfulness tiveram um impacto maior do que a simples passagem do tempo. Nós descobrimos que os adolescentes que participaram do grupo de mindfulness apresentaram menores escores em depressão depois de nossas oito sessões. As meninas do grupo de mindfulness relataram dormir melhor. Notamos também que desenvolveram habilidades, em maior medida, do que os meninos durante as sessões”, disse Malboeuf-Hurtubise. “Nossos resultados sugerem que as sessões de mindfulness podem ser úteis para melhorar o humor e o sono em adolescentes com câncer.”

As diferenças entre os dois grupos não eram grandes o suficiente para os pesquisadores imputarem benefícios observados apenas ao componente de mindfulness das sessões. “O apoio social prestado aos adolescentes no grupo de mindfulness poderia explicar os benefícios observados sobre o humor e o sono”, disse Malboeuf-Hurtubise. “No entanto, as intervenções baseadas em mindfulness para adolescentes com câncer aparecem como uma opção promissora para clarear inconvenientes psicológicos de viver com câncer.” Os pesquisadores pretendem oferecer aos membros do grupo de controle uma oportunidade para realizar as sessões de meditação.

FONTE: Université de Montreal. (2014, March 13). Mindfulness-based meditation helps teenagers with cancer. Science Daily. Retrieved March 17, 2014 from http://www.sciencedaily.com/releases/2014/03/140313212633.htm

APRENDA ESTRATÉGIAS DE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page