Buscar
  • Vitor Friary

Interação entre Mudanças Neuroanatômicas e Psicológicas Após Treinamento de Mindfulness


Resultado: Após treinamento em Mindfulness-based Stress Reduction, 23 indivíduos que nunca haviam meditado antes, tiveram um aumento de espessura cortical entre a insula direit e o córtex somatosensorial. Essas alterações cerebrais correlacionaram com uma significativa redução nos indíces de preocupação, ansiedade, depressão e alexithymia.

Alexithymia é um construto de personalidade caracterizado pela incapacidade de um indivíduo

de identificar estados emocionais e descrevê-los. As caracteríticas principais dessa condição psicológica é marcada pela falta de consciência emocional, apego social, e relacionamentos interpessoais dificultosos por conta da ausência desta habilidade. Além do mais, indivíduos que têm alexithymia têm dificuldades em distinguir e apreciar as emoções de outras pessoas, o que pode levar a uma forma de responder aos outros caracterizado pela apatia e pela ineficácia. Os resultados desta pesquisa, publicada em Outubro de 2014 na PLOS|one, documentam o impacto significativo que o programa de 8 semanas de redução de estresse baseado em Mindfulness (MBSR) pode ter em estruturas cerebrais e estados psicológicos. Este estudo também conclui que a prática de Mindfulness é uma ferramenta valiosa para a modulação da alexithymia, assim como também sugere que a insula direita tem um papel fundamental na mediação de mudanças psicológicas observáveis.

TEXTO: VITOR FRIARY

FONTE: Santarnecchi E, D’Arista S, Egiziano E, Gardi C, Petrosino R, et al. (2014) Interaction between Neuroanatomical and Psychological Changes after Mindfulness-Based Training. PLoS ONE 9(10): e108359. doi:10.1371/journal.pone.0108359

#mindfulness #neurociência #pesquisa

302 visualizações