Deepak Chopra é um médico indiano radicado nos Estados Unidos e formado em medicina pela Universidade de Nova Deli. É também um dos mais importantes escritores da literatura de auto-ajuda. Para muitas celebridades ele é considerado um Guru, além de ser um querido parceiro da apresentadora Oprah. Esta semana assistindo a uma de suas palestras Deepak falava sobre transformação e algo me chamou profundamente a atenção.
"Para que possamos deixar fluir as nossas vidas temos de nos relacionar com as barreiras da vida com mais suavidade."
Essa foi uma das falas do sábio Deepak e concordo plenamente com ele. Em geral quando encontramos uma dificuldade, a nossa reação automática é de lutar ou fugir com o que encontramos. Não sentamos para dialogar e negociar com nossas dificuldades, muito menos nos relacionamos suavemente com elas.
Para Jon Kabat-Zinn, um dos pioneiros do mindfulness no Ocidente a Aceitação é uma das atitudes de mindfulness mais difíceis de serem implementadas seja na meditação ou seja na vida, mas também é considerada uma das mais transformadoras. Apesar do Paradoxo encontrar com dificuldades como elas são é um passo importante para que possamos transformar as circunstâncias em que elas acontecem.
Com o Mindfulness aprendemos que quando deixamos a luta de lado e nos fortalecemos com atenção ao presente podemos responder às dificuldades com a parte sábia da nossa mente.
A meditação mindfulness nos faz reconectar com a nossa experiência de ser inteiro. Não importa o que estiver presente podemos assim responder ao invés de meramente reagir. Aumentamos a nossa confiança de que podemos seguir em frente independente das barreiras e dificuldades.
Aquilo que resistimos ganha força. A melhor maneira de lidar com dificuldade é entendendo como ela funciona e como ela acontece. Essa postura menos reativa diante das dificuldades nos proporciona o tempo que precisamos para atuar com sabedoria.
Sobre o Autor:
Dr. Vitor Friary é Psicólogo Clínico pela Middlesex University e pela London Metropolitan University. Tem formação pelo Centro de Mindfulness da Universidade da California e pelo Oxford Mindfulness Centre da Universidade de Oxford. Hoje vive e trabalha no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro.
Comments